Cultura Indígena - Colégio Fractal

Projetos Pedagógicos

Cultura Indígena

Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 254 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes.

 

O Projeto Culturas Indígenas tem como proposta despertar as crianças para a importância da valorização das culturas indígenas. É importante que elas descubram que, afinal, não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena, a qual é parte integrante de nossas raízes.

Em contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes, além de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as características da nossa própria cultura.

 

“O Dia 19 de abril é reconhecido internacionalmente como o Dia do Índio. Como forma de celebração dessa data, o Colégio Fractal Kids vem se empenhando para um trabalho pedagógico mais condizente com a realidade indígena, livre de preconceitos e estereótipos que distorcem a percepção dos alunos. A convite da direção, realizei rodas de conversa com professoras e coordenadoras pedagógicas acerca da questão indígena. Nas semanas que antecederam o dia 19 de abril, conversamos sobre o conceito antropológico de cultura, a diversidade cultural indígena, seus saberes, modos de vida e relações com o mundo dos "brancos". O intuito foi o de contribuir com a formação de uma visão mais humana e respeitosa sobre os povos nativos do Brasil.”Júlio César Borges, cientista social, mestre e doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília - UnB.