Como ajudar a criança a não usar mais fralda - Fique por dentro - Colégio Fractal

Fique por dentro

Como ajudar a criança a não usar mais fralda

Publicado em : 18/04/2018

Você está tentando tirar a fralda do seu filho, mas ainda não conseguiu ou não sabe por onde começar? Separamos aqui algumas dicas para te ajudar nessa tarefa!


Os especialistas recomendam que a fralda não seja tirada antes dos 2 anos de idade, pois a criança ainda não está preparada. Só a partir do segundo ano de vida o bebê sai da fase oral e entra na fase anal, em que se dá conta de que produz xixi e cocô.

Por isso, repare se a criança se queixa quando está com a fralda suja e se avisa que vai fazer suas necessidades. Algumas se escondem em um cantinho e se abaixam quando querem fazer cocô, mostrando que têm consciência de suas eliminações e estão prontas para começar o desfralde (abandonar a fralda).


A etapa correta é começar com o desfralde diurno (durante o dia), em um período tranquilo da vida da criança, por isso evite épocas de grandes mudanças. Escolha uma estação quente para iniciar o processo, pois os escapes de xixi deixam a criança molhada e desconfortável. Deixe o pequeno de cueca ou de calcinha e com roupas leves para facilitar.

Explique à criança que ela deve avisar quando quiser usar o banheiro e procure estar presente. Use um penico ou redutor de assento com apoio para os pés (posição que estimula a evacuação). Comemore quando a criança avisar a tempo de usar o banheiro, mas, se escapar, não brigue com ela, não a traumatize. Apenas diga que acontece e que, da próxima vez, ela deve avisar um pouco antes.

O tempo de desfralde varia de criança para criança: leva poucos dias para uma ou mais de um mês para outra. Quando perceber que o processo está estabilizado e seu filho já controla bem o xixi e o cocô durante o dia, parta para o desfralde noturno. Mas não se assuste se demorar mais, os médicos dizem que é normal e a fralda da noite pode ser necessária para algumas crianças até os 4 ou 5 anos.

Comece diminuindo a ingestão de líquido da criança durante a noite.  E, antes de colocá-la na cama, diga para fazer xixi. Nas primeiras madrugadas, o ideal é levá-la a cada duas horas ao banheiro e tente descobrir em que horário, aproximadamente, ela costuma urinar. Então, procure acordar toda noite nesse horário para colocá-la no vaso e, mais para frente, ensiná-la a ir sozinha ao banheiro quando precisar.  

E, para finalizar, o mais importante: fique de olho para entender a rotina da criança. Muitas vezes, ver irmãos e primos mais velhos usando o banheiro é um estímulo para ela, que deseja copiar os maiores e entende o processo como natural. A escola, com o exemplo dos outros alunos, também ajuda nessa questão.

O ambiente escolar auxilia as famílias a pensar sobre a importância de a criança conquistar gradualmente sua autonomia e oferece ferramentas para serem trabalhadas em conjunto com os pais, como combinar de deixar o pequeno sem fralda durante mais tempo e convidá-lo para ir ao banheiro várias vezes.

O alinhamento entre a escola e a família é muito importante para o progresso da criança, sendo que ela deve sempre ser incentivada por sua capacidade em conseguir deixar as fraldas e sempre de uma maneira tranquila e sem pressão.

Isso é Bullying?

Isso é Bullying?

 06/11/2018

  Muito tem-se ouvido falar em bullying e uma das questões é justamente essa...quando o “muito” banaliza o termo e para “tudo” dá-se o nome de bullying. Sendo assim vamos por partes, partindo do conceito da palavra. O bullying é entendido como um comportamento agressivo que ocorre entre estudantes, numa relação desigual de poder. Fenômeno considerado frequente, compreende atos repetidos e intencionais de [...]

Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa

Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa

 10/05/2018

Separamos algumas dicas importantes para você ajudar o seu filho na tarefa de casa de forma correta, sem estresse e discussões, aumentando o interesse dele pelos deveres. A tarefa de casa é necessária para fixar na mente da criança os conteúdos que foram abordados durante as aulas na escola. Porém, em muitos casos, ela é motivo de brigas e discussões entre pais e filhos, para a sua realização correta e a tempo. [...]

Como ser feliz na escola

Como ser feliz na escola

 01/08/2017

O fortalecimento do vínculo de crianças e adolescentes com a escola é fundamental devido às possibilidades de intervenção e benefícios que um ambiente escolar seguro, acolhedor, afetivo e estimulante pode proporcionar.