Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa - Fique por dentro - Colégio Fractal

Fique por dentro

Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa

Publicado em : 10/05/2018

Separamos algumas dicas importantes para você ajudar o seu filho na tarefa de casa de forma correta, sem estresse e discussões, aumentando o interesse dele pelos deveres.

A tarefa de casa é necessária para fixar na mente da criança os conteúdos que foram abordados durante as aulas na escola. Porém, em muitos casos, ela é motivo de brigas e discussões entre pais e filhos, para a sua realização correta e a tempo. Como resolver essa situação e deixar esse momento prazeroso tanto para os pais quanto para os filhos?
Fazer os deveres com as crianças sistematicamente não é a solução, mas aos pais cabe a tarefa do ensino de habilidades que permitam otimizar o tempo que as crianças devem se dedicar cada dia aos deveres. 
Mesmo que você esteja cansado e sem forças por causa do trabalho e das suas tarefas do dia-a-dia para sentar com a (s) criança (s) por um momento, é importante encontrar ânimo para ajudar o (s) pequeno (s). Separamos algumas dicas para ficar mais fácil controlar as dificuldades e tirar o melhor proveito possível nos deveres escolares do seu filho.
1. A atitude positiva dos pais diante da tarefa de casa ajuda as crianças a cumprir suas obrigações de forma natural.
2. Aprendizagem. É importante que os pais reconheçam a importância dos deveres na aprendizagem e tenham paciência para ajudar seus filhos.
3. Responsabilidade. Os pais devem enfrentar de forma positiva a necessidade de fazer os deveres com as crianças como uma obrigação e como um benefício para eles.
4. Hábitos e rotinas. Depois do colégio e do lanche, estabeleça uma hora para começar a fazer os deveres e demonstre firmeza. Seu filho deve saber que pode fazer consultas ou perguntar a você algo que não entenda.
5. Marque horários. Aproveitar melhor o tempo é fundamental para evitar que seu filho demore muito na execução das tarefas. Assim, os deveres não lhe parecerão cansativos e demorados.
6. Estímulos positivos. Mostre o quanto é importante fazer a tarefa de casa, mas de uma maneira positiva.
7. Materiais. Seu filho deve dispor de materiais como papel, lápis, borracha e um dicionário para fazer sua tarefa de casa. Você dever estar atento para ver se ele necessita de vez em quando de algo especial.
8. Leitura. Estimule o seu hábito de leitura para dar um bom exemplo a criança.
9. Ajuda. Quando seu filho lhe pedir orientação, oriente-o, mas não lhe dê a resposta, nem faça a tarefa de casa para ele. Se você fizer tudo para ele, ele aprenderá que quando tiver alguma dificuldade você solucionará todo o problema para ele.
10. Interesse. Demonstre interesse em colaborar nos seus deveres e dê importância na realização de sua tarefa de casa.
11. Contato. O acompanhamento e as reuniões com os professores mantêm o contato entre os pais, filhos e mestres. Assim, você poderá compartilhar as tarefas e dar melhor seguimento dos seus filhos nos estudos.
12. Organização. Estabeleça com seu filho quais são as tarefas fáceis e difíceis em função das suas preferências. 
13. Descanso. Quando notar que seu filho está cansado, proponha um descanso de dez minutos. Desse modo, ele poderá voltar com mais concentração à tarefa de casa.
14. Prêmios. Premie seu filho pelo seu esforço, dedicação e pelo cumprimento dos seus deveres semanais. Uma sessão de cinema, um passeio, uma pizza ou uma excursão ao zoológico ou a um museu são algumas opções que vão animá-lo a se dedicar cada vez mais.
15. Ânimo. Busque sempre o positivo e evite as críticas. Se a criança se sente frustrada e incapaz, sua dificuldade aumentará e perderá o interesse de superação. 
16. Correção. Revise a tarefa de casa e se assegure de que o trabalho está completo e correto. É uma forma simples de demonstrar que você está interessado em saber como andam as coisas na vida escolar da criança.
E se você precisar de auxílio sobre como ajudar o desempenho escolar do seu filho da melhor maneira, a equipe do Fractal Kids está sempre à disposição para orientá-lo.

Isso é Bullying?

Isso é Bullying?

 06/11/2018

  Muito tem-se ouvido falar em bullying e uma das questões é justamente essa...quando o “muito” banaliza o termo e para “tudo” dá-se o nome de bullying. Sendo assim vamos por partes, partindo do conceito da palavra. O bullying é entendido como um comportamento agressivo que ocorre entre estudantes, numa relação desigual de poder. Fenômeno considerado frequente, compreende atos repetidos e intencionais de [...]

Como ajudar a criança a não usar mais fralda

Como ajudar a criança a não usar mais fralda

 18/04/2018

Você está tentando tirar a fralda do seu filho, mas ainda não conseguiu ou não sabe por onde começar? Separamos aqui algumas dicas para te ajudar nessa tarefa! Os especialistas recomendam que a fralda não seja tirada antes dos 2 anos de idade, pois a criança ainda não está preparada. Só a partir do segundo ano de vida o bebê sai da fase oral e entra na fase anal, em que se dá conta de que produz xixi e [...]

Como ser feliz na escola

Como ser feliz na escola

 01/08/2017

O fortalecimento do vínculo de crianças e adolescentes com a escola é fundamental devido às possibilidades de intervenção e benefícios que um ambiente escolar seguro, acolhedor, afetivo e estimulante pode proporcionar.