Nutrieducação - Colégio Fractal

Projetos Pedagógicos

Nutrieducação

Boa alimentação se aprende na escola!

A obesidade infanto-juvenil aumentou 240% nas últimas décadas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo está acima do peso ideal. Atualmente, muitas crianças e adolescentes têm apresentado altas taxas de colesterol, pressão alta, diabetes e doenças do coração. As ações integradas entre a escola, família e a comunidade favorecem a assimilação mais rápida e duradoura de hábitos alimentares saudáveis das crianças.

O Programa de Alimentação Saudável na escola visa formar hábitos alimentares saudáveis, valorizando a qualidade e a importância nutricional dos alimentos. A escola não ensina a criança a se alimentar apenas na teoria. A alimentação saudável é um hábito que pode ser ensinado também na prática.

A Aprendiz – Educação Alimentar LTDA é uma empresa administrada por nutricionistas, especialistas em alimentação escolar, responsável pela alimentação na cantina do Fractal Kids e por trabalhar com os nossos alunos em diversas faixas etárias estimulando a ter uma alimentação saudável, mostrando a sua importância através de palestras e aulas práticas para que aumentem seus conhecimentos sobre alimentação saudável. A Equipe de Nutrição da Aprendiz fica à disposição dos pais em dias pré-determinados para que os mesmos possam tirar dúvidas a respeito da alimentação dos filhos.

 

Depoimento nutricionistas APRENDIZ:

Nós da APRENDIZ enxergamos a escola como um papel fundamental e um ponto de partida na estruturação da cultura dos grupos populacionais e, portanto, tem que ser mais bem explorada para a formação do hábito alimentar sadio, o qual sem dúvida tem um forte componente cultural. Por isso, precisa-se valorizar o hábito alimentar do brasileiro, e as crianças são o principal alvo deste processo, pois são elas que vão incorporar os conceitos mais adequados e de forma gradual, sem pressões, de maneira que possam, em longo prazo, interferir em suas práticas alimentares de forma efetiva. Assim, o estudante passa a ter uma alimentação saudável, através da liberdade de escolha do alimento com senso de responsabilidade e conhecimento.

 

Nutricionistas Responsáveis

Virginia Maria DamandoCalaça CRN1863 1ª região

Samantha Rocchetto de Araujo CRN 1982 1ª região

(Colocar foto, enviada por email)

 

 

Cantina Fractal Kids

Refeição

Uma porção de carboidrato (assados, sanduiche natural, pão de queijo enriquecido com chia)

 

Bebidas

Suco de polpa de fruta natural

 

Sobremesa

Frutas, tomate cereja, açaí, ovinho de codorna

 

  • Itens avulsos opcionais.
  • Ingestão calórica de acordo com a idade
  • Acompanhamento de nutricionista.
  • A cantina não disponibiliza de suco de caixa, refrigerantes, frituras, salgadinhos empacotados e alimentos industrializados.