Projeto Littera - Colégio Fractal

Projetos Pedagógicos

Projeto Littera

O Projeto Littera possui várias ações para estimular nossos alunos em relação ao universo letrado.

Passaporte de Leitura

O Passaporte é um recurso utilizado para os registros das práticas de leitura. Cada aluno receberá um passaporte e nele será registrado suas leituras, após o término de cada livro o aluno deve procurar seu professor para comprovação, após esse momento receberá um carimbo no passaporte comprovando essa viagem literária. No fim de cada trimestre serão premiados aqueles que obtiverem o maior número de livros lidos.

Objetivos específicos:

• Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita;
  • Estimular o desejo de novas leituras;
  • Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  • Proporcionar ao aluno através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

O Projeto Passaporte da Leitura é desenvolvido nas séries iniciais do fundamental - 1º ao 5º ano.

Ciranda Literária

Enviamos um livro literário (para todas as turmas da Educação Infantil ao 3º ano) às sextas-feiras e as crianças são estimuladas a recontar a história na semana seguinte. Na Educação Infantil não é esperado que a criança nessa faixa etária saiba ler sozinha, por isso, o papel da família em relação a esse estímulo é extremamente positivo e relevante para aumentar sua autoestima.

A família tem o papel de mostrar para a criança que a leitura é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação. As crianças precisam ser encantadas pela leitura.

Projeto Férias

No mês de julho enviamos um livro literário com uma temática interessante para a criança ter contato com a leitura também no período de férias, para não associar a leitura à obrigação do período de aula.